Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Topgun-afterburner

Foi e continua a ser o meu joystick de eleição e que se encontra sempre na minha 1ª linha, o Thrustmaster Top Gun Afterburner. Equipado com 8 botões programáveis, 2 de gatilho e 6 botões de ação, duplo leme, throttle desmontável do side-stick e muito mais…

Considero que é um joystick bastante bom e de precisão bastante apurada e recomendável para as missões que desempenhamos e tipos de voos no nosso grupo de Special Operations, 509th Wild Tigers. Também tem um comportamento notável em voos com aviões comerciais, como, por exemplo, Airbus A32X ou Boeing 737. É, por isso, um joystick versátil e útil para todo o tipo de operações e funções. Encontra-se equipado com o side-stick e throttle que podem estar separados em vez de estarem encaixados e fazerem um como se observa na figura acima.

De seguida, com o sidestick tem-se movimento sobre o eixo lateral/transversal (x-pitch) pela acção do leme de profundidade e no eixo longitudinal (y) por ação dos ailerons. Como é evidente, também possui controlo sobre o leme vertical (rudder), que funciona sobre o eixo vertical (z) como também tem um extra. Isto é, tem um botão em que o piloto decide se prefere usar o leme vertical no sidestick ou no throttle, conforme a sua preferência e isto é um dos pontos positivos deste Thrustmaster, uma vez que oferece essa liberdade ao utilizador.

É uma boa compra?

Por consequência, creio que o joystick Thrustmaster Top Gun Afterburner é um dispositivo de qualidade mediana alta uma vez que possui os seus aspetos menos positivos. Por exemplo, vem equipado com 4 botões no throttle porém, considero-os de fraca qualidade e perde-se alguma sensação de realismo. Apesar disso, é um joystick com que podemos contar e confiar. Transmite aquela sensação de bem-estar quando voamos à mão e em voos em que o piloto automático é inexistente. Contudo, não tem só estas qualidades porque está designado e desenhado de uma maneira que ajuda ao conforto da mão e em prol desta.

 



Em conclusão…

Concluindo, no geral é um joystick que apresenta uma relação de qualidade/preço bastante boa e recomendo para quem não queira gastar uma grande quantidade de dinheiro e que não esteja à procura de um nível de simulação mesmo muito semelhante à realidade, mas algo que esteja próximo e que desempenhe o seu papel com sucesso.

por Ricardo Almeida

 

“recomendo para quem não queira gastar uma grande quantidade de dinheiro e que não esteja à procura de um nível de simulação mesmo muito semelhante à realidade

Ricardo Almeida

Deixe um comentário

0.0/5