Skip to content Skip to footer

Quem somos?

A 509 Tigers foi fundada em maio de 2009 e utilizava o simulador FS9 para participar em missões / operações especiais.

Com a evolução dos simuladores, evoluímos e utilizamos simuladores como o fsx, P3d e X-Plane , nas suas várias versões e atualmente utilizamos também o MSFS (Microsoft Flight Simulator) na sua última versão. Diversificamos também as nossas operações em outros softwares como seja o caso do war thunder, ace combat 7 e dcs, sempre numa vertende de desenvolvimento das capacidades técnicas e táticas associadas a este tipo de vôo.

As nossas demonstrações têm sempre por base o conhecimento recolhido sobre cada tipo de operação no real, partilhando nos eventos reais essas aprendizagens, desde os princípios de voo até situações mais complexas.

Em todas as demonstrações há sempre um enorme respeito para que seja valorizador do trabalho profissional realizado.

Talvez seja esse o principal motivo que nos leva a treinar, desenvolver capacidades e conhecimento, dedicando parte do nosso tempo a esta atividade.

O que fazemos?

Participamos em eventos reais para os quais somos convidados como por exemplo Bases Abertas da Força Aérea, Feiras de Gamming e eventos culturais associados a esta causa. Para tal, organizamos sempre participações que vão de acordo ao cenário do evento, às necessidades do organizador e do público e de acordo com as possibilidades físicas. Estas participações são organizadas desde zonas de atividade de voo mais simples e jogável até situações mais complexas, tendo sempre a preocupação de potenciar aeronaves associadas à organização do evento. Neste sentido, e de forma a estarmos ativos e capazes, participamos ao longo do ano em missões organizadas por nós ou propostas por outros grupos e treinamos regularmente de forma a manter o nosso estado de prontidão.

Como o fazemos?

De forma a conseguir níveis adequados aos eventos, os nossos pilotos realizam treinos regulares. Ao longo de cada semana, cada piloto voa cerca de 6 horas para desenvolver as suas aptidões.

Existe também uma equipa técnica e especialista em áreas como a tecnologia, o know-how e desenvolvimento que apoia a comunidade no sentido de nos mantermos atualizados e adaptados às necessidades.

Em contacto

Alem das redes sociais e do mail, podes entrar em contacto com a 509tigers através do discord.

O nosso patch

Desenhado por Miguel Amaral, ele possui a cabeça de um tigre, simbolo da nossa determinação e garra em atingir as nossas metas.

Podemos também ver um cockpit com 2 pilotos ao comando que representa não só o nosso espaço de trabalho (o cockpit) e o trabalho colaborativo existente na comunidade, onde os pilotos trabalham em conjunto para atingir o sucesso das nossas missões.

Na parte inferior podemos encontrar o nome da esquadra que resulta da união do mês e ano em que foi criada 5/09 e o País onde é a sua sede.

Em redor da imagem do cockpit encontra-se o padrão do tigre, a nossa pele e a nossa essência.

A nossa essência é simples: caminhar para a excelência na área da simulação e gamming na área da aeronáutica.

A nossa comunidade trabalha para isso, quer seja nas nossas casas, quer seja em eventos reais, quer seja no desenvolvimento de produtos.

Assim, somos a marca “fora da caixa” onde encontras resposta aos desafios.