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T16000 ou TCA

R ecentemente fizeram a seguinte pergunta: se a base entre o TCA e o T16000 é a mesma, afinal qual o motivo para a escolha de cada um?

Há diferenças entre ambos e podemos até dizer que é uma questão de gosto. no entanto pensamos que há algo mais do que isso.

Algo que vai além do licenciamento por parte da Airbus, de leds ou do tipo de aviação ou jogo a que se destina.

Neste artigo vamos tentar colocar não só em análise os pontos comuns como as diferenças.

Há caminhos diferentes entre ambos e isso pode ditar a nossa escolha… é que mesmo entre irmãos há diferenças.

Os pontos comuns e as diferenças

Algo que percebemos de imediato que são comuns é a base.

Os apoios na base são os mesmos, aquela estrutura em T com uma clara preocupação pelos ambidextros e pelo olhar da caixa, a tecnologia T.A.R.G.E.T.

Percebemos também que a precisão de ambos é igual.

Os preços são semelhantes e o peso também.

Quanto a durabilidade, da experiência que temos de levar este equipamento para eventos com muitos visitantes, o t16000 sofre e continua firme. Não há molas fracas, perda de firmeza ou danos. São bons, muito bons.

O TCA, pelo que nos parece, terá a mesma qualidade e vamos ver o que vale quando tivermos a oportunidade de o colocar à prova para grandes multidões.

Ambos são bastante confortáveis e com um bom sentir quanto aos materiais. o TCA parece mais suave nos movimentos mas também podemos estar perante um sentir pessoal.

Encontramos, neste primeiro contacto, diferenças de exuberância e a “marca Airbus”.

O t16000 tem aqueles laranjas que puxam a vivacidade, aquele gatilho translucido e o led laranja na base que dá um ar tunning. Sabias que esse led se pode desligar? Pode até não ser a escolha dos mais discretos mas é um must para quem gosta de ter uma paleta de cores no seu setup.

Por outro lado, o TCA é sóbrio, com a utilização de outros plásticos e cores e com uma clara posição na relação existente com a Airbus. Todos os GA vão reconhecer as cores e os admiradores da Boeing inundaram redes sociais a pedir algo similar.

Já se percebeu também (ver a review) que não há fole como no real (houve sugestões de usar o fole do mini ou fiat 127) e que há semelhanças mas não cópias fieis. Mas é isso mesmo: uma réplica.

Quanto a durabilidade, da experiência que temos de levar este equipamento para eventos com muitos visitantes, o t16000 sofre e continua firme. Não há molas fracas, perda de firmeza ou danos. São bons, muito bons.

Ambos têm a possibilidade de utilizar um eixo vertical como rudder mas o TCA permite através do premir de um botão o seu bloqueio. Qual o interesse? Uma utilização dos pedais sem qualquer oportunidade de conflito entre ambos.

O t1600 obriga a um maior trabalho de mudança da base (esquerda/ direita) que é também maior para a mão. A base para o polegar é também maior e permite mais conforto.

O TCA tem uma base simétrica e por isso basta alterar os botões.

Também em relação ao botão central próximo do mini joystick no T1600, este foi reposicionado para o próximo do “gatilho” no TCA.

O T16000 já teve uma aparição na série Mandalorian.

O percurso

O T16000 pode evoluir através dos pedais e throtle com eixo horizontal já existente na sua gama e que seguem a mesma linha.

O TCA está a crescer e temos agora o pack com o quadrante. Este pack irá crescer ainda mais mas ainda sem novidades quanto a pedais.

Por esse motivo sugerimos os pedais TPR pois quem quer algo nesta área irá desejar uns pedais que permitem inúmeras configurações.

O que devo escolher?

Pensando a longo prazo, o t16000 tem já a sua linha e identidade bem definida.

O TCA é um sólido passo a quem quer crescer sentindo a imaginação voar na aviação comercial/ civil e fazer o seu porquinho, peça a peça.

Pessoalmente achamos que quem voa o simulador de vôo será o público que irá escolher o TCA e o T16000 para os pilotos com dedo rápido no gatilho.

E qual a tua opinião?

 

É uma escolha difícil. Talvez o melhor seja ter os dois.