Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SO WT leg3 – MEDEVAC

Estamos na missão 3 da SO World Tour e chega a hora de uma missão de MEDEVAC (Medical Evacuation).

“O Aeroporto Internacional de Darwin (YPDN) possui um Serviço Médico de Ambulância Aérea, especializado no repatriamento de Doentes / Feridos para suas residências. Eles usam uma grande variedade de aeroportos  para completar esta missão. Estes incluemProp -KingAir, PA-42, Metro; Jet –Learjet, Citation, Gulfstream.”

Missão 003 – Você recebeu a tarefa de repatriar um cidadão indonésio ao Aeroporto Internacional Sultan Hasanuddin (WAAA), que ficou ferido durante uma visita a Darwin. Você transportará o paciente, um médico e outro membro da família. 

Rota utilizada: JULIE J61 IKUMA Z86 DIL W37 RINTO

Para esta missão utilizamos o Dassault Falcon50 da Carenado com uma qualidade de voo fantástica e com a textura dos 504 Linces da Força Aérea Portuguesa.

Este voo teve a companhia de um elemento da FAC (Força Aérea Colombiana) onde abordamos a variedade de simuladores de voo agora existentes e como a sua utilização depende da aeronave que queremos utilizar.

Falcon50… uma grande aeronave

O Falcon 50 (saber mais em EMFA.pt), foi projetado e construído pela empresa francesa MARCEL DASSAULT.

Trata-se de um tri-reator que pode ser usado em várias missões como por exemplo evacuações médicas e transporte de orgãos como acontece na esquadra 504 Linces da Força Aérea Portuguesa.

Pode percorrer distâncias de cerca de 5500 km sem necessitar de escalas técnicas para reabastecimento.

A nível de equipamentos e instrumentos, possui o que de mais moderno existia na altura, os aviónicos têm várias valências, nomeadamente a capacidade de agregar uma série de informações num só monitor, que lhe conferem a possibilidade de efetuar aproximações a pistas em condições mínimas de visibilidade, o que na altura era um conceito pioneiro.

Encontramos ao longo da nossa existência esta aeronave para vários simuladores.

Desde o velhinho Fs9, passando pelo P3d até ao XPlane 11, todos permitem ao piloto voar este Falcon50 e simular as dezenas de missões que podemos realizar com ele.

O segredo está em encontrar um simulador que nos faz feliz naquele momento.

– Butcher

Assim, tal como acontece no nosso quotidiano, sabemos que as nossas escolhas têm sempre algo positivo e menos positivo.

Tudo depende de saber se é aquilo que queremos sabendo de antemão que nada é totalmente perfeito.

E como agora queremos libertar energia… já nos vemos no DCS!