Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Entrevista a Nark

 

Boa noite Nark.

Numa semana em que as esquadras 201 e 301 de Monte Real estão na boca de todos pelas melhores razões, temos a oportunidade de entrevistar o Grande NARK, um artista que está a marcar as nossas vidas com a sua pintura comemorativa dos 60 anos dos Falcões.

Antes de conhecermos mais sobre o teu trabalho, o nosso obrigado pelo tempo que nos vais dar. Muito obrigado por isso.

509tigers – O que te levou a ser um artista como és hoje reconhecido? Como é o minuto zero do NARK?

Nark – Foi a ambição de ser um artista reconhecido pela minha arte… A vontade de me expressar, por vezes apenas a vontade de criar que me levou a ser quem sou hoje. Mas o melhor está para vir…

509tigers – grafitis ou as tatuagens? Melhor dizendo… arte em grandes ou pequenas dimensões?

Nark – Sem duvida o graffiti é a arte que mais me fascina, além de ser algo mais meu, não tenho problemas em desenvolver a minha criatividade no acto, na tatuagem as limitações são muito maiores, além da margem de erro.  Sempre gostei de produzir em grande escala porque é quando se consegue ter melhores resultados do spray.

509tigers – Quem conhece um pouco do Nark, sabe que és mais que um simples artista. Já deixaste a marca em vários eventos com uma mensagem politica, social e de intervenção. O que sentiste quando te foi feito este convite da Força Aérea Portuguesa?

Nark – Em relação ao convite da Forca Aérea Portuguesa foi algo que me deixou orgulhoso; quem em pequeno não viu o Top Gun e sonhou ser piloto? Bem, eu fui um deles.

509tigers – Como surgiu este convite?

Nark – O convite surgiu através de um piloto dos Falcões que já seguia o meu trabalho e propôs algo novo para celebrar os 60 anos dos Falcões. A partir daí surgiu o convite para apresentar uma proposta.

509tigers – A ideia foi imediata ou houve um longo período de pesquisa?

Nark – Houve um período de pesquisa, porque a ideia seria reproduzir um falcão peregrino, logo tive de estudar um pouco sobre o animal para poder apresentar uma proposta coerente.

509tigers – O que achaste mais curioso neste processo criativo?

Narko que achei mais curioso neste projeto foi a oportunidade que tive de conhecer a realidade da Forca Aérea Portuguesa, fiquei fascinado com a cultura que existe em torno da aviação militar.

509tigers – Este projeto tem também uma mensagem social? Qual?

Nark – Este projeto apenas pretende personificar o espirito dos Falcões.

509tigers – É um dos teus trabalhos favoritos?

Narké um dos meus projetos preferidos pela diferença em relacão a tudo o que já fiz, para além do que disse anteriormente, adoro aviões desde pequeno.

509tigers – Como te sentiste a criar e pintar um projeto tão emblemático para a Força Aérea Portuguesa?

Nark – Senti responsabilidade, porque para além da entidade em questão, havia a novidade do suporte.

509tigers – Que tipo de tinta usaste uma vez que é um avião que atinge velocidades elevadas e variações de temperatura drásticas.

Nark – Foram feitos alguns testes a nivel de compatibilidade, depois de perceber que havia compatibilidade dos materiais, foi avançar. Mas sim foi um processo demorado.

509tigers – Elaboraste vários esboços?

Narkapresentei duas proposta e foi escolhida uma pelos Falcões.

509tigers – Como ocorre o processo da passagem do esboço para a aeronave?

Narkorgulho-me de dizer que é feito a olho, sem moldes ou projetor, apenas uso o mesmo método que se usava há 500 anos atrás, quadricula.

509tigers – A tua ligação com a FAP… já existia?

Nark – Não existia.

509tigers – Quais são os teus próximos projetos?

NarkO projeto está a decorrer, estou a pintar mais um f16 para a Força Aérea, desta vez para celebrar os 50 anos dos Jaguares. Ainda não posso divulgar o resultado mas está para breve.

 

New project… Jaguares fighting Squadron…

Nark, obrigado pela entrevista. É ótimo ter esta oportunidade de conhecer mais sobre o teu trabalho.

Quem é Nark? (in http://nark1.blogspot.com/2010/12/biografia-rising.html)

Nark, nasceu em Lisboa no ano de 1979, tendo crescido com a realidade dos bairros degradados de Lisboa, uma vez que os seus pais viveram toda a vida com dificuldades, em casas alugadas. Aos 18 anos a separação dos pais levou-o directamente à sua independência. 
Já com muitas histórias e revoltas dentro de si, Nark começou a interessar-se por artes, tendo realizado um curso Técnico-Profissional de Conservação e Restauro em Estuques e Pintura Mural, concluindo-o em 99, já com 20 anos. Foi o facto de ter entrado nesta escola que o seu interesse por graffiti se revelou, uma vez que teve aulas no 1ºano deste curso sobre Pintura Mural, sendo o graffiti uma das vertentes. Ganhou assim forma a sua vontade de pintar nas ruas. 
Ao conhecer dois artistas do género, foi-se introduzindo no meio, embora com um estilo bastante diferente do habitual, mas sempre com o tag de “Nark”. Começou por realizar caras e fundos para complementar os graffitis dos seus amigos, tentando passar uma mensagem, uma opinião. E foi sempre com esse conceito, de inquietação com o mundo em que vivemos, que Nark ganhou nome no movimento de graffiti Nacional. 

Em 99, já tinha decidido que iria fazer Graffiti o resto da sua vida, tendo participado e vencido alguns concursos: Carcavelos 99, Oeiras 2000, 2º classificado em Oeiras 2001 e 2002, sendo então convidado para fazer demonstrações para eventos do género. 

Depressa se apercebeu que a sua arte era demasiado dispendiosa, porque, para além da dimensão dos trabalhos, também havia o problema de falta de respeito por quem é novo no movimento. Como tal, optou por realizar trabalhos de técnica mista, com tintas plásticas a preencher grandes superfícies e usando a lata mais para retoque ou acabamento. 

Em 2003/4 apercebeu-se da sua capacidade de criar murais de grande dimensão, altura em que começou a explorar outras vertentes e a pintar regularmente com outras krews, sempre com o intuito de deixar nas paredes uma critica social ou uma fonte de reflexão pessoal.

Em 2007 resolve abrir um negócio de graffiti, abrindo uma loja de venda de latas e de roupa do género, uma vez que não estava satisfeito com o material disponível nas lojas de latas até ao momento. Este passo importante, fez com que Nark se desse a conhecer mais ao movimento, tendo recebido imensos convites desde então para a realização de exposições, demonstrações ao vivo para diversas marcas do género, workshops, acções de solidariedade, realização de concursos para os mais novos, etc… Foi então nesta fase que pensou em profissionalizar a vertente de decoração em graffiti, uma vez que já tinha realizado algumas decorações em casas particulares, bares, cafés, etc…
 
Em 2009 transforma a loja numa empresa de decoração em graffiti, Narkdecor,  para uma vertente comercial, como actividade paralela ao seu movimento mais underground. Desde então que a sua prioridade é a sua arte, apesar do grande sucesso que tem como técnico de Conservação e Restauro, actividade na qual é Formador na Fundação Ricardo Espirito Santo Silva e aluno do ultimo ano de Mestrado de Conservação e Reabilitação de Interiores. O graffiti trouxe a criatividade que lhe faltava na sua profissão, sendo esse o principal factor para se sobrepor à sua outra vertente. 
 

Ficam algumas fotos dos teus trabalhos e links.

inks:

Facebook: facebook.com/Nark.CPK/?tn-str=k*F

artigos: http://www.ericeiramag.pt/mafra-musica-criacao-nark/

http://www.ericeiramag.pt/nark-o-que-mais-me-atrai-em-mafra-e-a-terra-em-si/

Deixe um comentário

0.0/5