Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

DHC1 Chipmunk

O DHC1 Chipmunk é um avião de treinamento desenvolvido pela De Havilland Aircraft Company em 1946. Foi projetado para substituir o Tiger Moth como a aeronave de treinamento básico da Força Aérea Real, que o utilizou até 1996.

O Chipmunk é um avião monomotor com asa alta e trem de pouso convencional. Sua estrutura é composta por metal e madeira. Com um comprimento de 7,54 metros e uma envergadura de asa de 10,22 metros, o avião tem um peso vazio de 499 kg, podendo chegar a 925 kg quando totalmente carregado.

 

O Chipmunk é um avião muito manobrável, com sua característica asa perfilada, que proporciona uma excelente capacidade de manobra em baixas velocidades. Ele pode atuar em várias funções diferentes, incluindo treinamento básico, acrobacias aéreas, patrulha aérea e até mesmo caça.

Entre 1946 e 1952, foram produzidos 1.283 Chipmunks, com a maioria deles sendo utilizados pelos militares. Mas além disso, o Chipmunk também foi usualmente usado por empresas de aviação em todo o mundo como uma aeronave de treinamento civil.

Hoje em dia, ainda podemos ver o Chipmunk voando em exibições aéreas e em eventos de aviação em todo o mundo. Embora sua produção tenha cessado há mais de 60 anos, a aeronave ainda é amplamente admirada por ser um avião de treinamento de sucesso e muito querido por muitos pilotos veteranos.

Para esta missão, 2 Tigers voaram sobre o espaço aérea de Sintra, Cascais e Lisboa, em formação e realizaram alguns toca e anda (touch and go).

Siga Tiger!

1 Comentário

  • Metal
    Posted 18 de Abril, 2023 at 16:27

    Curiosidade
    Dos 1283 modelos construídos 66 deles foram construídos pelas OGMA em Alverca,tendo sido atribuído os c/n
    OGMA 01 até ao OGMA 66

Deixe um comentário

0.0/5