Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

T16000M FCS Flight Pack – Jorge Orge

Jorge Orge é uma das referências na comunidade War Thunder e deixa-nos a sua review sobre este Hotas. Vamos à sua review!

Admito que estava relutante quando o desafio de escrever uma review me foi lançado, já tinha tido contacto com este conjunto em Sintra, durante o Flight Sim 2018 (co-organizado pelos 509tigers) e na altura apesar da breve interação não fiquei muito fã, no entanto considerei que a experiência curta não seria a ideal para analisar, como tal deixo aqui a minha opinião sem comparações.

O conjunto atualmente é vendido a um preço entre 125,90 € a 155,00 €, situando-se numa gama média, ambos apresentam uma boa qualidade de construção , em plástico, à primeira impressão transmitem uma boa sensação, o joystick apresenta uma característica muito importante, é ambidextro, através de encaixes especiais modifica-se a posição da mão.

Olhando para o joystick sozinho na minha opinião falha no que toca aos hats, a disposição dos botões poderia permitir mais um hat, no entanto esta lacuna complementa-se com o throttle que possui tudo o que falta.

Este joystick baseia-se numa versão mais antiga e apesar de visualmente não ter mudado muito esteticamente, mudou muito a nível de eletrónica, ele apresenta a tecnologia HART de resolução de 16bits que é uma tecnologia semelhante à usada no Thrustmaster Warthog, o que é impressionante.

A nível de botões, possui 3 botões no topo e 12 na base, 6 de cada lado, apesar de em operações de voo estes não serem os mais práticos de aceder, é sempre bom ter a opção, o trigger é bastante intuitivo e com espaço suficiente para se colocar a mão por baixo e evitar toques acidentais. Apesar de não trazer ventosa por baixo existem roscas o que é útil para montagem num sistema de cockpit caseiro.

Agora olhando para o throttle, que é na minha opinião o rei deste bundle, à primeira vista observamos logo que a Thrustmaster optou por uma mudança grande, invés de montar o throttle a rodar num eixo, decidiu fazer a aumentar ao longo de um carril. Mudança que permite diminuir o tamanho da unidade e na minha opinião transmite uma sensação mais “sci-fi”.

Na lateral tem 3 hats, 1 com 8 direções, que é um pouco confuso de usar de inicio, devido à posição troca os sentidos de cima-baixo e esquerda-direita, e dois outros de 4 direções e um botão, na frente temos uma surpresa, com dois “pedais” que podem ser usados para o leme, um stick multidirecional, um switch de duas posições, e dois botões, na lateral temos também um eixo facilmente acessível com o mindinho, por vezes demasiado acessível podendo acontecer toques acidentais, nada que não se possa evitar, o movimento do throttle é muito sensível e confortável , gostei muito da sensação enquanto voava com ele.

Gostei da possibilidade de throttle e joystick funcionarem em separado, podendo ser ligados em portas usb diferentes e operados em conjunto com outro joystick, é sem dúvida algo que não estou habituado, não esquecendo que é possível comprar os equipamentos em separado o que permite emparelhar com outros equipamentos mais avançados

Nos jogos foi muito fácil configurar todas as teclas necessárias tendo teclas disponíveis para uma grande maioria das operações, a sensibilidade é muito boa pelas razões mencionadas, e de ergonomia muito confortável.

É um bom conjunto para o preço apresentado, o joystick ambidextro, o throttle mais sensível, o sistema eletrónico do joystick equiparado a modelos mais caros faz com que este seja um excelente opção para entusiastas e iniciados e com um custo muito acessível.

Deixe um comentário

0.0/5