Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

T16000 FCS – Arnaldo Nogueira

A minha opinião sobre o controlador de voo T16000M constituído por um joystick e por um trottle.

A embalagem é bem conseguida com o trottle e o joystick bem protegidos dentro de uma caixa de esferovite, pareceu-me uma boa maneira de manter o produto protegido quando existir a necessidade de arrumo ou transporte.

Agora quando aos controles em si, começo pelo trottle. Salta a vista um controle bonito e robusto, ergonómico e com botões totalmente configuráveis, permite ser configurado de maneira a que todos os controlos de voo fiquem de fácil acesso sem necessidade de retirar a mão do mesmo durante as fases mais criticas do voo, a descolagem e a aterragem, fácil de utilizar e preciso, permite controlar a potência com uma precisão impressionante, o que melhora muito o desempenho em voo.

Quanto ao outro controlo do conjunto, o Joystick, só me ocorre… epá, isto é bom… Mas bom mesmo! Preciso, sensível e ao mesmo tempo com a resistência que se impõe para um voo suave, gostei muito da qualidade de construção, da ergonomia e o facto de também ter botões em bom numero, com a vantagem dos mesmos, assim como no trottle serem totalmente configuráveis. De salientar que o mesmo tem um trottle embora mais pequeno, mas também muito preciso.

A minha opinião final do T16000M é, que é um produto de muito boa qualidade, acho o joystick excelente, com uma construção sólida e precisa, que melhora o nosso desempenho no simulador.

É sem duvida dos melhores controladores de voo que experimentei no entanto, um aspecto que podia ser melhorado é o controlo do leme no trottle, entendo que à primeira vista é interessante mas na prática fica pouco prático devido aos botões existentes na mánete de aceleração, ou em alternativa eliminar esse mesmos botões.

Deixe um comentário

0.0/5