Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

T16000 FCS – Mário Alves

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a oportunidade de ter sido um feliz contemplado com este belo equipamento, portanto muito obrigado 509th Wild Tigers e muito obrigado Thrustmaster.

 

A retirada da caixa…

Assim que recebi a encomenda e a abri, fui directo para o throttle, pois pensei que o manche seria mais do mesmo e semelhante com a maioria dos joysticks no mercado e até mesmo com um equipamento antigo que possuo da mesma marca, tal não podia estar mais enganado, mas falemos disso mais em frente. Como estava a dizer, o Thottle, fiquei espantado de como era leve e ao mesmo tempo robusto, não posso dizer que não fiquei um pouco preocupado por ser tão leve, deduzi que não fosse estável e que se iria mover em cima da mesa quando aplicada alguma força, não poderia estar mais enganado, outra vez, ao testar o mesmo, ele não se moveu rigorosamente nada quando aplicada força para o mesmo se mover, naquele momento apenas me interroguei, “como é possível???”, sendo esta uma problemática que tenho encontrado em outros equipamentos de outras marcas e que tem sido evidenciada em todos, uns mais outros menos, mas o problema está lá, parece que a Thrustmaster descobriu como resolver este flagelo que me assombrava à imenso tempo.

Em relação a ergonomia, apenas posso dizer uma palavra, espetáculo, parece que foi feito para mim. A mão encaixa perfeitamente e todos os botões estão logo ali à disposição sem ter de andar à procura deles quando necessitamos dos mesmos. Não posso dizer que não fiquei intrigado com umas abas que o mesmo apresentava na parte posterior, pensei para comigo, “mas que raio?? Para que serve isto??”, o meu espanto quando reparei que pode ser usado em substituição dos Rudder Pedals, isto para quem não os possui, o que liberta uma carga ao manche e torna a simulação mais real, mas também podem ter outra configuração à nossa escolha, estes, como os outros botões à disposição do equipamento podem ser configurados ou ter a função que o usuário assim entender e que lhe seja mais confortável.

No manche como referi não estava à espera de grandes mudanças, talvez no design e no material, mas nada me fazia pensar que o mesmo iria dar para adaptar à mão esquerda, fiquei impressionado e muito satisfeito com este update. De referir que tal como o throttle, o mesmo era bastante leve e robusto e que também se mantinha firme quendo aplicada força em todos os seus eixos. Os 12 botões que o mesmo possui podem ser configurados à vontade do usuário, fazendo que durante o voo não precisamos de retirar as mãos do equipamento para premir uma tecla do mexer o mouse para alguma função, temos todo à disposição no equipamento, isto se o configuramos como gostamos.

 

Na simulação…

No que diz respeito aos testes em simulação na plataforma FSX, adorei, a rápida configuração, a suavidade de ambos os periféricos, a precisão dos mesmos, etc. Arrisco-me a dizer que levou a minha simulação para outro nível que até ao momento não tinha estado.

 

Conclusão

Thrustmaster’s T.16000M FCS Hotas é um equipamento que oferece muita performance e realismo à simulação. É um equipamento com  um excelente design, imensas opções, inclusive a hipótese de usar ambos os equipamentos  separadamente e em combinação com outros equipamentos da Thrustmaster.

Definitivamente tornou-me fã deste equipamento.

Deixe um comentário

0.0/5