Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

101º Aniversário da 1ª Viagem Aérea Lisboa-Funchal

A 22 de Março de 1921…

Comemora-se amanhã o 101º Aniversário da 1ª Viagem Aérea Lisboa-Funchal. Em vésperas do Centenário da partida para a Travessia Aérea do Atlântico Sul (30.03.1922), é importante realçar o significado desta viagem à Madeira, na medida em que serviu como grande teste ao sistema de navegação desenvolvido por Gago Coutinho. Para além de Sacadura Cabral, ao comando do Felixstowe F3 de matrícula N4018, a tripulação incluía: Gago Coutinho (navegador), Ortins de Bettencourt (2º piloto) e Roger Soubiran (mecânico). Ver mais em https://ccm.marinha.pt/…/efemeride-primeira-ligacao…
Sabias que…

Segundo o site https://hmn.wiki/pt/Felixstowe_F.3

O Felixstowe F.3 foi um hidroavião britânico da Primeira Guerra Mundial , sucessor do Felixstowe F.2 projetado pelo tenente-comandante John Cyril Porte RN na estação aeronaval de Felixstowe .

Em fevereiro de 1917, o primeiro protótipo do Felixstowe F.3 foi lançado. Este foi um desenvolvimento maior e mais pesado do Felixstowe F.2A , alimentado por dois motores Sunbeam Cossack de 320 hp (239 kW) . [1] Seguiram-se grandes encomendas, com a aeronave de produção equipada com Rolls-Royce Eagles . O tamanho maior do F.3 deu maior alcance e uma carga de bombas mais pesada do que o F2, mas menor velocidade e agilidade. Aproximadamente 100 Felixstowe F.3s foram produzidos antes do fim da guerra, incluindo 18 construídos pela Unidade de Construção do Estaleiro em Malta. [2]

O maior F.3, que era menos popular entre suas tripulações do que o mais manobrável F.2A, serviu no Mediterrâneo e no Mar do Norte .

Em 1920, o Canadian Air Board patrocinou um projeto para realizar o primeiro voo Trans-Canadá para determinar a viabilidade de tais voos para o futuro correio aéreo e serviço de passageiros. A perna de Rivière du Loup para Winnipeg foi feita pelo tenente-coronel Leckie e pelo major Hobbs em um Felixstowe F.3. Seis F.3s serviram na Força Aérea Canadense/Conselho Aéreo entre 1921 e 1923. [3]

A 22 de março de 1921, um hidroavião Felixstowe F.3 da Aviação Naval Portuguesa – tripulado pelos aviadores navais Sacadura Cabral e Ortins de Bettencourt, o navegador naval Gago Coutinho e o mecânico de aviação Roger Soubiran – efetuou o primeiro voo entre Portugal Continental e a Madeira .

Uma viagem importante

é importante realçar o significado desta viagem à Madeira, na medida em que serviu como grande teste ao sistema de navegação desenvolvido por Gago Coutinho.

por José Prata Reis

Deixe um comentário

0.0/5