Quase um mês após o início desta situação na Ucrânia, fizemos o download do C17 para MSFS e fomos até Kiev, saíndo da Base Aérea do Montijo.
Na verdade, as imagens que nos chegam são uma realidade diferente do que encontramos no MSFS e talvez esta seja uma missão com cariz humanitário mas talvez uma vontade de que o mundo seja novamente um lugar com mais paz nesta área.
Não é a melhor aeronave para o simulador. Não é sequer satisfatório. Deixa muito a desejar e o nosso desejo aqui é o nosso reconhecimento por quem desenvolve estas aeronaves e esperar que seja o melhor possível.
Temos também algo que faz sentido aqui para esta missão: LPMT realizado pelo nosso amigo Fred Fernandes.
Um cargueiro que é um cadillac dos céus!
A rota IFR desta missão foi preparada entre LPMT e UKBB.
Haviam alguns pontos que nos fizeram pensar se realizar esta missão era o mais correto pois o cockpit deste C17 que podemos baixar gratuitamente através deste link é fraco. Temos o básico mas não é sequer completo, pouca interatividade e deixa-nos inseguros num vôo.
Anteriormente fizemos alguns vôos curtos em Portugal com esta aeronave para o poder conhecer.
Voar uma aeronave é, no nosso entender, uma forma de praticar, planear e treinar algo que gostamos, em condições que queremos que sejam semelhantes ao real, nem que seja algo simulado.
Não se trata de nada político ou sequer algo mais setorial que existe em algumas comunidades de discutir o que é mais real. Real é real.
Aqui estamos a simular procedimentos conhecidos, o mais perfeito possível adicionando uma componente que vai além do vôo comercial. É uma missão.
Sentimos bastante dificuldades ao longo desta missão, a necessitar de uma aeronave mais completa.
Ficam alguns pontos positivos como seja LPMT do Fred Fernandes e o cenário do Simmarket de Boryspil, em Kiev.
Boryspil é um aeroporto internacional próximo de Kiev e é o maior aeroporto do país.
Através das cartas deste aeroporto, vemos que existem imensos stand para MIL CARGO. O cenário não é realmente o mais próximo do real neste momento mas faz-nos pensar algo puro como a guerra destroi muito mais que cenários… a vida das pessoas.
Sabias que …
O Boeing C17 Globemaster é um avião de transporte militar desenvolvido pelos Estados Unidos da América na década de 80/ 90’s.
É relativamente mais pequeno do que o C5 e sem comparação com o An225 mas é bem capaz de, com os seus 4 motores e a capacidade de abastecer em vôo, realizar as mais variadas missões, quer seja cargo, quer seja o transporte de militares.
Existe ainda o registo de largada de paraquedistas com esta aeronave e umas largadas de muito material interessante, em vôo, com esta aeronave.
Vários são os países que utilizam o C17 e já foi registado várias vezes em Portugal, no real.
É, no nosso entender, uma aeronave fantástica mas os consumos são semelhantes às capacidades: Enormes.
Alguns dados que podemos encontrar sobre o C17 Globemaster:
- Comprimento: 53 m
- Envergadura: 51,75 m
- Altura: 16,8 m
- Área das asas: 353 m²
- Peso vazio: 128 100 kg
- Peso de decolagem: 265 350 kg
- Capacidade de combustível: 134 556 litros
- Velocidade de cruzeiro (Mach): 0,74
- Velocidade de cruzeiro (km/h): 830 km/h
- Alcance: 10 390 km (6 460 mn)
- Tecto de serviço: 13 716 m (45 000 ft)
- Pista máx. decolagem (MTOW): 2 316 m
- Distância para aterrissagem: 1 060 m
“Este C17 necessita ainda de muito trabalho para que se possa comparar a outros modelos que existem para outros simuladores.“ – Butcher