Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

F15 Asobo MSFS

Sim, elas (aeronaves militares) estão a surgir. Algumas freeware, outras não… E será que devemos comprar já ou esperar que a tecnologia e a experiência se desenvolva?

Por vezes esperar é o melhor que podemos fazer

Este é o produto anunciado na Just-flight:

DC Designs F-15 C, D, E & I Eagle (para MSFS)
Compatibilidade: Microsoft Flight Simulator

A DC Designs tem o orgulho de anunciar sua primeira coleção de aeronaves para o Microsoft Flight Simulator! Este pacote F-15 Eagle inclui quatro modelos MSFS altamente detalhados: o F-15C, D, E e I ‘Ra’am’ Eagles.

Aeronave MSFS totalmente nativa

Todos os modelos foram codificados com animações ‘Model Behaviors’ nativas do Microsoft Flight Simulator e construídos de acordo com as especificações operacionais do MSFS para evitar problemas com futuras atualizações do simulador.
Os DC Designs F-15 Eagles são totalmente compatíveis com materiais nativos MSFS e fazem uso dos novos recursos do simulador, como efeitos de chuva e sons, vidro totalmente reflexivo, estruturas de som aerodinâmicas nativas, o novo sistema aerodinâmico ‘Moderno’ com a capacidade de provocar ‘giros de partida’ e controles de visibilidade personalizados para calços de roda, tampas, GPU e proteção.
Os F-15 Eagles também contêm efeitos personalizados e animados, como G-vapor, pós-combustores e monitores Head-Up com modelagem personalizada.
Outros recursos incluem iluminação noturna autêntica, que inclui ‘luzes de limo’ operadas pelo usuário para operações de combate e animações de admissão de ar com código personalizado com base na velocidade do ar e no ângulo de ataque da aeronave.
Numerosas animações externas incluindo escadas de tripulação, gancho traseiro e superfícies de controle.
Os F-15 Eagles também são totalmente compatíveis com fones de ouvido de realidade virtual.

Cockpit

Cockpits virtuais verdadeiramente 3D com assentos ejetores modelados com precisão, controles e texturas detalhadas, cada um correspondendo às respectivas variantes.
Instrumentos construídos em 3D com animações suaves
Espelhos retrovisores funcionais
Efeitos de vidro ‘canopy riscado’, vidro reflexivo.
As figuras da tripulação na cabine virtual são codificadas para desaparecer quando você ocupa seus assentos.
Posições dianteira e traseira do cockpit incluídas em todas as variantes de assento duplo.

Sistemas de aeronaves

Mostradores modelados em 3D, ADI, bússola “whisky” e outros instrumentos de alto nível de detalhes projetados para emular a aparência dos verdadeiros F-15 Eagles
MFDs com layouts visuais baseados em sistemas reais de aeronaves
Head-Up Display com layout autêntico baseado nas variantes reais do F-15 Eagle
Artilharia com codificação personalizada e controlada pelo usuário por meio do gerenciador de carga útil do simulador, permitindo a montagem ao vivo de armas em hardpoints com aumento de peso ativo.

Manual

Um manual de operações completo está incluído.

O último update (5jan2020):

O manual está sendo compilado para o próximo lançamento do F-15 Eagle para FS2020, então estamos quase lá! (…) Digno de nota especificamente é a primeira foto mostrando o WSO animado no banco de trás enquanto você olha ao redor do banco ejetor. Ao ocupar o assento traseiro, você pode ver o piloto olhando ao redor enquanto está pilotando a aeronave, é extremamente imersivo em RV! E algo só possível até agora no DCS acreditamos. “

As expetativas eram altas quando compramos esta aeronave, é icónica (talvez quase tanto como o F14).

No entanto, o que sentimos depois de termos outros produtos testados é que ainda temos de esperar um pouco pelo seu desenvolvimento completo.

Yep, a vida não é estanque e tudo muda. Os vencedores são os que acompanham a tecnologia e as mudanças mas para já este “aluguer” de longa duração pode desiludir alguns pois há detalhes que são ainda muito “old tech”… por exemplo os afterburner demasiado estáticos.

Todos já percebemos que o Asobo MSFS é uma oficina que potencia a tecnologia e o visual… e estamos na fase do visual, em tudo.

Curioso também perceber que a equipa pretende aproximar este simulador do DCS. Ficamos curiosos.

O vôo com departure e arrival em LPMR (Monte Real) foi calmo, controlado e sem grandes surpresas ou disparos. Essa tecnologia podemos ver (com grande bug) no Fiat Gina.

Não se trata de uma aeronave que demora 40 minutos para acionar. O que sentimos é que o seu objetivo principal é dar a emoção de voar um f15 mas sem aquele detalhe de procedimentos que vemos em outras aeronaves ou simuladores. Talvez uma alternativa de sensações seja o Ace Combat7… aí tudo é mais simples.

Um quase orgásmico mach 2.5… quase mas não é possível. Nem isso é possível nesta versão e alguns controlos também.

A navegação ainda é muito rudimentar (TACAN/ VOR/ DME).

Para quem prefere mais próximo da realidade podem sempre fazer o que escolhemos: DCS.

Se vale a compra… sabendo que poderemos ter sempre os futuros updates… talvez sim. Até lá podemos sempre tentar aterrar com 1 asa apenas… Sabias que o f15 tem recordes fantásticos e que um já aterrou com uma asa apenas?

Sabias que…

O McDonnell Douglas F-15 Eagle é um caça táctico altamente manobrável, que pode operar sob todas as condições atmosféricas.

A superioridade do Eagle é conseguida na destreza e aceleração, alcance, armamento e aviónica. O F-15 dispõe de sistemas eletrónicos e armamento para detectar, focar, perseguir e atacar aviões inimigos quer em espaço aéreo aliado ou inimigo. Os sistemas de armamento e controle de voo foram desenhados para que uma única pessoa possa realizar combate ar-ar com segurança e eficácia.

A aceleração e agilidade do F-15 são conseguidas através de dois motores de elevada potência e reduzida carga alar, fatores vitais na capacidade de manobra, permitindo elevada velocidade ascensorial, alto teto operacional, e capacidade superlativa de manutenção de curva sustentada, características favoráveis em combate em altas e médias altitudes.

O sistema aviónico multi-missão inclui um HUD (Head Up Display) que projeta ao nível dos olhos informações de voo, navegação, aproximação além de informes sintetizados do radar e IFF. Conta ainda com sistema de navegação inercial, instrumentos de voo, comunicações em VHF e UHF, sistema de combate tático, e sistema de aterragem por instrumentos. Também comporta um sistema de combate tático eletrônico, montado internamente, e um conjunto de contra-medidas eletrónicas e computador central.

O versátil sistema de radar de pulso Doppler permite a deteção de alvos a altitudes superiores e inferiores ao avião, sem a confusão observada pela paisagem. Consegue detetar e perseguir aviões e alvos de pequenas dimensões a grande velocidade, a distâncias além do alcance visual, e a altitudes superiores ao nível das árvores. O radar alimenta o computador central com informações sobre o alvo para uma entrega eficaz do armamento. Para lutas frente-a-frente, de curto alcance, o radar automaticamente foca o avião inimigo, sendo esta informação projetada no HUD. O sistema de guerra eletrónica do F-15 dispõe de aviso contra ameaça e contra-medidas automáticas contra ameaça. Devido à velocidade ascensorial e teto operacional encontrados no F-15, o avião foi batizado de “Nave de guerra das estrelas” por ter sido cogitado como plataforma secundária de armas para o programa Star Wars, (conhecido oficialmente como Strategic Defense Iniciative, durante o Governo Ronald Reagan.

A versatilidade do F-15 permite-lhe também carregar uma vasta variedade de armas ar-ar. O sistema bélico automatizado permite ao piloto realizar combates aéreos com segurança e eficácia, usando o HUD, a aviónica e os controlos do armamento localizados quer na manete do motor ou do controlador de navegação. Sempre que o piloto alterne entre sistemas de armamento será automaticamente visualizado no HUD o respetivo sistema de armas e solução de tiro.

O Eagle pode ser armado com combinações de quatro armas ar-ar: mísseis AIM-7F/M Sparrow, mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM avançados de alcance médio nos cantos inferiores da fuselagem, mísseis AIM-9L/M Sidewinder ou AIM-120 em dois suportes nas asas, e uma metralhadora interna 20 mm Gatling na asa direita.

fonte: wikipedia

 

Vê a história do F15 que aterrou apenas com uma asa.

“Um avião que quase visa as emoções sobre os nossos locais favoritos do planeta… quase… “

– Butcher

E tu? Achas que vale a espera?