

O simulador de vôo não tem sido o melhor exemplo para este tipo de missões pois não existe uma verdadeira transferência de combustível.
Além disso, necessitamos sempre de alguns extras para estar “o mais” na mesma sessão.
Na maioria das situações temos “saltinhos” e entre vários simuladores… distâncias diferentes.
Se há outros jogos/ simuladores para este tipo de missão… sim!
Este procedimento que decorre em áreas definidas nas cartas ou em espaços planificados de acordo com as necessidades das missões, permite aumentar a distância ou duração da missão/ aeronave.
Assim, se a aeronave necessita de percorrer uma distância maior do que aquela que é capaz (mesmo com o uso de tanques auxiliares), o procedimento de AAR (air-air refuel) irá dar continuidade à sua missão sem que seja necessário aterrar para o fazer.
Existe atualmente duas formas de abastecer que podemos verificar neste A330 MRTT.
O abastecimento pode ser realizado por lança/sonda ou cesto.
Através da lança/sonda há uma maior articulação entre o tripulante do tanque e o piloto da aeronave a abastecer. O tripulante do tanque necessita de realizar um ajuste da sonda através do joystick antes de alongar alguns centímetros até ao bocal.
Já o cesto, na nossa opinião, permite uma maior autonomia às aeronaves a abastecer pois trata-se de uma “mangueira” que se estende até uma distância de segurança e cabe ao piloto da aeronave a abastecer o articular do movimento ocular/ motor para introduzir a extensão/sonda no “funil” /cesto.
“Trata-se de um procedimento que deve ser treinado vezes sem conta… Nunca sabemos quando há a sua necessidade.“