Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Thrustmaster TCA Sidestick Airbus Edition – Carlos Godinho Presidente da TAP Virtual

O Thrustmaster TCA Sidestick Airbus Edition é um stick de vôo feito à imagem de um sidestick do Airbus sendo oficialmente licenciado. Além do sidestick, pode-se obter um conjunto de acelerador e um pacote de módulos adicionais que adicionam uma sensação real de autenticidade a sims , tais como o MFS 2020, P3D.

No MFS 2020, a sua configuração é automática (plug & play), porém no P3D é requerido algum trabalho suplementar, não sendo nada de extraordinário.

Há contudo uma particularidade no P3D em que os eixos entram em conflito, visto serem dois dispositivos independentes ligados a 2 portas USB destintas. Tanto o quadrante de potência usa os eixos X,Y bem como o sidestick usa os mesmos eixos, o que neste caso quando por exemplo se aumenta a potência do motor esquerdo (eixo x), o mesmo eixo é activado no sidestick, fazendo portanto a aeronave uma curva para a direita. O mesmo se passa com o motor direito mas neste caso é o eixo y que vai ser afectado (subida e descida).

Esta situação pode ser facilmente ultrapassada, calibrando o sidestick via FSUIPC.

 

 

Sabias que…

De referir que o pacote airbus da aerosoft, na sua documentação pode ser encontrado um documento que ensina exactamente como configurar este hardware.

Penso estar muito equilibrado a relação preço versus qualidade e também ao nível de realidade proporcionada, de salientar que o quadrante de potência é exactamente igual ao real tendo inclusive a mesma escala, cor bem como todos os grafismos, daí a tal necessidade do licenciamento.

No que diz respeito ao sidestick apesar de não ser possível ajustar a tensão da mola, esta está perfeita, sendo extremamente preciso, as real as you can get.

De salientar a possibilidade de se poder trocar a posição dos botões, em função da sua utilização, esquerda ou direita.

Esquerda para comandante, direita para 1º oficial

Relativamente ao quadrante de potência, é aqui que é de facto a “grande revolução”.

Controlo independente dos motores (a cada motor cada eixo) e botões que são facilmente configuráveis. Neste caso é possível ajustar a tensão das manetes de potência, via um parafuso que se encontra na parte frontal.

Talvez algumas alterações que poderiam ser feitas as futuras edições :

Acrescentado algum peso ao quadrante, é muito leve e talvez num uso mais agressivo não se mantenha no mesmo sítio.

Os dois botões de controlo das válvulas serem em metal.

Todo o grafismo ser retro iluminado ou mesmo lumio florescente.

Em jeito de conclusão…

Relativamente ao quadrante de potência, é aqui que é de facto a “grande revolução.”

Carlos Godinho – Presidente da TAP Virtual

 
Mais sobre a TAP Virtual…

A TAP Virtual tem como objectivo princípal congregar os entusiastas da simulação aérea em Portugal em torno de um projecto baseado na princípal transportadora aérea Portuguesa, a TAP Portugal.

Seguindo, dentro do possível, a estrutura e procedimentos da sua congénere real, a TAP Virtual proporciona aos seus pilotos as condições para que possam evoluir nos seus conhecimentos técnicos e tornar a sua experiência de simulação aérea tão realista e motivadora quanto possível.

A TAP Virtual é reconhecida pelo Conselho de Administração da TAP Portugal como a sua emulação cibernética oficial.

A TAP Virtual é propriedade da ASA Virtual (Associação de Simulação Aérea), constituída por escritura pública em Novembro de 2001 e é uma entidade privada sem fins lucrativos.

Site TAP Virtual