Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Chile SO Launch Event

A divisão chilena lançou no dia 13 de fevereiro a sua primeira missão oficial de 2021 e, pelo que foi possível observar, desejamos que outras se repitam.

Um briefing simples mas claro que oferecia aos membros das tripulações a escolha entre 3 missões:

  • transporte de medicamentos para Puerto Montt.
  • Escolta das aeronaves de carga
  • AAR para o abastecimento dos caças

A nossa escolha foi para o transporte de cargo e permitiu explorar um pouco mais as capacidades do C295 neste tipo de missão.

Multi-missions… uma boa escolha?

O Aeroporto de destino estava à pinha e receber que somos o número 7 para alinhar e descolar é um misto de ansiedade e de fazer parte de algo que promete.

Prometeu e cumpriu com um atc competente nas várias posições.

Por um lado encontramos uma torre a gerir bem o tráfico na chegada e partida e um CTR que soube dar conta das várias missões que decorriam simultaneamente.

 

Quem esteve na missão de AAR teve o seu canal de voz dedicado que permitiu as comunicações entre o tanque e os caças. Ponto positivo!

Nós tivemos a oportunidade de ter ainda escolta de um f35 que foi encaminhado para essa missão.

Se da nossa parte esperamos sempre fotos próximas… sim mas também sabemos das limitações existentes na rede IVAO quando se tratam de simuladores diferentes entre outros aspetos.

Participar em missões como esta (transporte de ajuda a populações carenciadas) é, mesmo que no virtual, uma forma de potenciar e valorizar a missão dos militares envolvidos no real.

Em Portugal, das várias esquadras que participam, temos os elefantes que atualmente utilizam o C295.

O EADS C-295M é um avião de construção metálica, de asa alta, com um grupo propulsor constituído por dois turbo-prop, fuselagem e cabine de voo pressurizadas e trem de aterragem retrátil.

O C-295M foi desenhado e construído com a finalidade de transporte militar de médio e curto alcance, com a parte traseira da fuselagem equipada com uma rampa/porta hidráulica que proporciona uma diversa variedade de missões, tal como o transporte de tropas e carga, evacuações médicas, vigilância e lançamento de cargas.

O C-295M é certificado para operações em quaisquer condições meteorológicas, em condições de regras de voo visual (VFR) e em regras de voo por instrumentos (IFR).

fonte: EMFA

“Participar em missões como esta (transporte de ajuda a populações carenciadas) é, mesmo que no virtual, uma forma de potenciar e valorizar a missão dos militares envolvidos no real.

Butcher

Elefantes em missão