Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

White Wall 2021

A os olhos de um piloto (ainda) pouco calejado…

No dia 23 de janeiro realizou-se o exercício White Wall 2021, organizado pela divisão de SO Italiana.

O WW21 tinha como objetivo principal a realização de uma aproximação PAR e o treino de navegação baixa ou por instrumentos.

Para além de nunca ter participado num evento do género, também nunca tinha realizado uma aproximação PAR, double trouble.

PAR significa Precision Approach Radar e é um tipo de sistema projetado para fornecer orientação lateral e vertical ao piloto para que este aterre em segurança. Os controladores que monitorizam esta aproximação observam a posição de cada aeronave e dão instruções ao piloto por forma a manter a sua aeronave on couse, on glidpath.

Após toda a preparação e trabalho de chão, estava pronto para o que aí vinha.

“Ciao Aviano Tower, AFP11 ready to Rock”

Toda a navegação baixa foi realizada sem problemas e com bastante tranquilidade. Um voo para aproveitar a belíssima paisagem Italiana, passando por locais como Vittorio Veneto, lago Santa Croce, Belluno, Borgo, Rovereto Sant’Ambrogio di Policella, Mantova, Ostiglia, Ferrara, Portogruaro. Próximo passo, PAR at LIPI, Rivolto.

Ligeiramente abaixo, ligeiramente à direita, foi assim a lengalenga ao longo de alguns minutos. Decidi não olhar para a pista para ver se o procedimento realmente funcionava. Autorizado a aterrar, olhei então para a pista, porque há coisas que os controladores não fazem por nós, mas ali estava, perfeitamente alinhado, pronto para tocar com as rodas no chão.  Parece magia, mas não foi.

No regresso a Aviano houve um sentimento de dever cumprido, a bandeira portuguesa tinha acabado de conquistar os céus de Itália.

Apesar de não estar familiarizado com os procedimentos, quero realçar o magnífico trabalho realizado pela divisão Italiana e pelo SOC Nicola Altafini. Foi o Master Plan mais bem elaborado e completo que alguma vez vi. Desde a instalação de todo o software necessário (acreditem que não era pouco) aos cenários para o simulador, passando pelas instruções de táxi e targets na navegação, não faltou nada. Todos os organizadores tiveram a preocupação de garantir que tudo corria bem e que não haveria dúvidas, o que contribuiu com bastantes pontos percentuais para o sucesso da missão.

Cá estaremos para o próximo evento italiano.



Sabias que:

A Base Aérea de Aviano (códigos IATA: AVB, ICAO: LIPA) é uma instalação aérea militar da OTAN/ NATO no nordeste da Itália, na região de Friul-Venezia Giulia. Está localizado no município de Aviano, no sopé dos Alpes Carnic, a cerca de 15 quilômetros de Pordenone.

link da Base Aérea de Aviano – Itália

Foi o Master Plan mais bem elaborado e completo que alguma vez vi. .

Banzai