fbpx

Uma demonstração de soberania…

Em 1959 deu-se início a uma ponte aérea entre a capital e as várias provincias de Angola à qual se chamou exercício Himba.

Não foi nada mais do que uma demonstração de soberania e poder aéreo realizando-se nos vários aerodromos alguns festivais aereos com lançamento de tropas aerotransportadas e lançamento de bombas de Napalm a alvos simulados.

Neste exercicio que teve inicio na noite de 11 de Abril contava com uma caravana composta pelas seguintes aeronaves: _6 Douglas C54 Skymaster _6 Lockeheed PV2 Harpoon _2 Douglas C47 Dakota.

O unico acidente a lamentar ocorreu na noite de 12 de Abril em que descola do aerporto de Lisboa com destino Angola pelas 04:00 um C47 Dakota com reg 6150 despenhado-se minutos depois sobre a baia de Cascais vitimando toda tripulação.

Os voos faziam escala na ilha do Sal em Cabo Verde, Bissalanca Guiné-bissau e São Tomé e Principe. Só depois seguiam até Luanda.

Vou-me propor a mais uma vez honrar a nossa história, tanto a nivel das aeronaves envolvidas tanto como todos aqueles que participaram e alguns dando a sua via no Ultramar.

Na primeira Leg efectuei uma saida de Alverca(LPAR) com uma passagem sob o aeroporto de Lisboa e seguindo viagem até a Ilha do Sal.

É a primeira vez que efectuo um voo tão extenso com esta aeronave mas é com muito gosto e orgulho que o faço.

Bem Hajam e até a próxima leg.

Com Garra e Prontidão assim somos nós.

Paulo Tavares “Metal” 509th Tigers.

 

© 2009 - 2020 509th Wild Tigers Privacy Policy

Log in with your credentials

Forgot your details?